Visitas: 227

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A Congregação das Irmãs Missionárias Reparadoras do S. C de Jesus comemora, este ano, o Jubileu dos 50 anos da sua chegada a Cabo Verde. Abertura solene, do evento, teve lugar no passado dia 25 de Março, em S. Filipe - Ilha do Fogo onde, na altura, a Congregação fundou a sua primeira Comunidade, no arquipélago.

A Cerimónia solene foi presidida pelo Pároco local, Pe. Lourenço Moreira, na qual tomou parte, o Frei Camilio Torassa, da ordem dos Frades Menores de S. Francisco de Assis, antigo Pároco que na altura, acolheu e apoiou a integração pastoral e sócio-caritativa das nossas primeiras Irmãs na Ilha do Fogo.

Igualmente, marcaram presença no cinquentenário da nossa chegada a Cabo Verde, outras duas Congregações Religiosas presentes naquela Ilha, os leigos Missionários e grande número de feis, amigos e benfeitores da Congregação onde, alguns cheios de emoção, reviveram a chegada das nossas primeiras irmãs: Maria da Ascensão, Custódia, Maria da Natividade e Conceição Matos, à ilha do vulcão.

Na ilha Santiago, o momento alto do evento Jubilar da Congregação foi presidida pela Sua Eminência, o Cardeal, D. Arlindo Gomes Furtado, no dia 21 de Maio, pelas 10:00h, na Paróquia de S. Tiago Maior e culminou com a Profissão Perpétua da Ir. Vanessa Moreno, nesta sua Paróquia natal.

A profissão perpétua da Ir. Vanessa foi preparada com empenho e vivida, com muita expetativa pela Comunidade Paroquial que espera um futuro vocacional cada vez mais promissor, graças ao investimento que tem vindo a fazer na pastoral vocacional. Assim, para além do Sr. Pe. Gil Barbosa, Missionário Espiritano, que na altura Pároco, apoiou a caminhada vocacional da Ir. Vanessa, marcaram presença Párocos de várias Paróquias bem como os familiares da Irmã e grande número de fieis vindos de diversos recantos da ilha.

O Grupo Coral, não poupou esforços para estar à altura dos eventos que culminaram com os agradecimentos da Madre Geral, Ir. Maria José Oliveira e Silva, que em nome da Congregação fez o reconhecimento oportuno a quantos direta ou indiretamente apoiaram a concretização dos dois momentos altos da vida Congregação.
De seguida a Ir. Vanessa, emocionada, tomou a palavra e agradeceu a Deus e à Igreja na pessoa do Celebrante e da Congregação, aos pais, irmãos e familiares, bem como à sua comunidade paroquial de origem, pedindo orações para a vivência fiel da sua consagração perpetua, ao serviço da Igreja e do povo de Deus.

A seguir, foi o almoço de confraternização e convívio, também, apoiado pelos Leigos Missionários Reparadores do SCJ, que terminou com a atuação do grupo da Infância Reparadora, dos Jovens Missionários RSCJ e dos jovens da Paróquia. Mais tarde alguns convidados deslocaram-se à casa dos pais da irmã Vanessa, em Monte Negro, dando assim maior continuidade à festa e ao convívio.

No sábado dia 28 de Maio, a Madre geral e as Irmãs deslocaram-se ao Monte Negro e tomaram parte no almoço convívio de ação de graças, oferecido pelos pais Irmã Vanessa.

Próximos acontecimentos

Não foram encontrados eventos